Para aqueles que nunca adquiriram um imóvel no exterior, principalmente nos EUA, o processo pode parecer burocrático e complicado, no entanto, não é. É mais fácil do que se imagina […]

June 27, 2017 // unorealtygroup_hsiel8 // No Comments // Posted in Blog

Townhomes (casas geminadas) no Serenity – Clermont

Para aqueles que nunca adquiriram um imóvel no exterior, principalmente nos EUA, o processo pode parecer burocrático e complicado, no entanto, não é. É mais fácil do que se imagina e se a compra for à vista, nem mesmo é necessário o comprador vir aos EUA para efetuar a compra e assinar os documentos no cartório. A presença só é necessária se o comprador for financiar a propriedade. No caso de casais casados legalmente é necessária a presença de ambos no dia do “closing” no cartório.

            Vamos dividir o processo por partes:

1- Escolha do corretor e da imobiliára

2- Pré-aprovação com diversos bancos (no caso de imóveis financiados)

3- Cadastro com a Empresa Money Corp (transferência dos valores)

4- Busca do Imóvel

5- Imóvel encontrado, escolha dos upgrades, assinatura do contrato e pagamento do depósito.

6- Banco escolhido começa o processo de envio de documentos para o financiamento.

07- Abertura de empresa LLC (Limited Liability Company) e transferência do imóvel para o nome da LLC.

8- Contato com empresa de Design e Decoração.

9- Pesquisa de Seguro.

10- Pesquisa de empresas de administração de imóveis de temporada.

11- Entrega das chaves, pagamento das custas de financiamento e cartório.

12- Montagem da casa.

13- Assinatura de contrato com empresa de locação e administração.

14- Marketing do imóvel.

            A compra à vista tem menos passos e custa mais barato.

1- Escolha do corretor 

            Este é um passo muito importante. Já ouvi de vários brasileiros que após receber suas comissões, alguns corretores simplesmente desaparecem. Por isso o bom corretor, o ético, que vende ao cliente o que é melhor para o cliente e não o que é melhor para ele, é difícil de encontrar. Sua sorte é que você me conheceu 😉

2- Pré-aprovação com os bancos.

            Toda a documentação brasileira tem que ser traduzida e preparada nos moldes que os bancos exigem. Este é o passo mais importante no processo, caso o comprador decida financiar o imóvel. A pré-aprovação é conseguida sem custo, e se o desejo é financiar, não adianta ir atrás de imóveis antes que se recebam as respostas dos bancos com os valores permitidos para financiamento. As respostas dos bancos vêm em menos de 3 dias.

3- Cadastro com a Empresa Money Corp

            Neste momento é a hora de fazer o cadastro com a empresa Money Corp. Empresa Inglesa, parceira, que tem no time deles, gerentes brasileiros. A Money Corp transfere valores do Brasil de maneira rápida, descomplicada e sem cobrar taxas para valores acima de 10 mil dólares. Com o cadastro aprovado, o cliente envia 10 mil e deixa na conta da Money Corp esperando encontrarmos o imóvel para ele.

4- Busca do Imóvel

            Com a pré aprovação em mãos, saímos atrás dos imóveis. Neste ponto há duas diferenças. Pode ser um imóvel para locação de temporada ou um imóvel para morar. Muitas famílias brasileiras estão se mudando para os EUA (para tanto, é preciso consultar um advogado de imigração). De qualquer forma, vamos atrás do imóvel baseado em um questionário enviado ao cliente, que muitos se negam a responder, pode acreditar, mas que é excencial para que possamos direcionar o cliente para a melhor compra.

A Coconut Palm tem 6 quartos, 3 garagens com piscina aquecida.
É vendida no condomínio fechado Solterra por 470.000 dólares
com 40% de entrada e saldo financiado em 30 anos.
As diárias estão em torno de 220 a 350 dólares.

5- Imóvel encontrado, escolha dos upgrades, assinatura do contrato e pagamento do depósito.

            Uma vez achado e escolhido o imóvel, escolhe-se os upgrades (granito, azulejos, eletrodomesticos profissionais, etc) assina-se o contrato e paga-se o depósito que varia de 5-10 mil dólares (pedimos a transferência através da Money Corp que chega no mesmo dia). Em até 30 dias da assinatura do contrato, tem-se que enviar os 30 ou 40% da entrada para o imóvel, menos os 5 ou 10 mil de depósito. Neste ponto a construtora envia o pedido de licenças à prefeitura (o que demora de 4-5 semanas) e quando estas chegam casa começa a ser construída.

6- Banco escolhido começa o processo de envio de documentos para o financiamento e faz-se o Testamento.

            Nesta faze o cliente, já com o contrato de compra e venda em mãos, começa o processo em si de coleta de documentos para envio ao banco escolhido para finalizar o financiamento (as taxas de financiamento nos EUA estão entre 4.5% e 10% de juros “simples” ao ano). Mesmo financiado, o imóvel pode ser quitado, sem juros, a qualquer momento. Quanto maior a taxa de juros, mais fácil e rápido é a aprovação do financiamento. Quanto mais baixa a taxa, mais exigentes e burocráticos os bancos se tornam e não é garantia da aprovação, mesmo o cliente tendo sido pré-qualificado.

7- Abertura de empresa LLC (Limited Liability Company) e transferência do imóvel para o nome da LLC.

           Hoje pode-se abrir a LLC antes mesmo de sair o financiamento e já comprar a casa financiada no nome da LLC. Se a compra for à vista, é bom abrir a LLC antes mesmo de fazer o contrato de compra e venda e já comprar no nome da LLC. Economiza-se a taxa de tranferência que é de 0,7% do valor do imóvel.

8- Contato com empresa de Design e Decoração

            Durante a construção, recomendamos os clientes a contactar uma empresa de design e decoração, para que, quando as chaves forem entregues, a casa possa ser decorada em menos de 15 dias para já começar a alugar.

Imagem de uma das casas que decoramos recentemente.

9- Pesquisa de Seguro

            O imóvel vai precisar de seguro então temos parceiros que podem ajudar na escolha da cobertura ideal e o melhor, em português. A escolha da cia e do seguro vai ser exigida pelo banco em algumas semanas antes da entrega das chaves e assinatura do financiamento. A parcela do seguro vem junto com a parcela do financiamento para ser paga todos os meses, assim como o IPTU.

10- Pesquisa de empresas de administração de imóveis de temporada.

            Neste momento é também sábio entrar em contato com pelo menos duas empresas de adm de casas de veraneio, no caso da aquisição deste tipo de imóvel. Eu recomendo somente 1 empresa em Orlando onde a maioria dos meus clientes vai. Geralmente não há reclamações desta empresa.

11- Entrega das chaves, pagamento das custas de financiamento e cartório.

            Se a compra for à vista, paga-se o restante na entrega das chaves que é feita geralmente em um cartório. Paga-se também as custas do cartório, assinam-se documentos e pega-se as chaves da casa. Dia feliz! As custas totais podem ser de 3-8%, sendo 8% no caso dos financiamentos. Nunca sabemos ao certo. Na maioria das vezes, para financiamento, gira em torno de 5-6%, mas já houve casos de 8%.

12- Montagem da casa

             Com as chaves em mãos o dono tem a opção de montar a casa ele mesmo ou entregar uma cópia das chaves para a empresa de design e decoração escolhida entrar e fazer a montagem da casa.

13- Assinatura de contrato com empresa de locação e administração.

            Casa montada agora é preciso começar a receber os aluguéis. Hora de contratar a empresa de locação e administração e ver qual delas oferece o melhor pacote. A empresa cuida também da ligação da luz, TV à cabo, internet, etc (se o condomínio não tiver já incluído na taxa paga mensalmente).

14- Marketing do imóvel.

            Deixar o imóvel nas mãos da empresa de adm e locação e esquecer não é a melhor estratégia de locação. Os proprietários que têm mais de 90% de taxa de locação no ano fazem website para casa, cartões de visita, criam uma página no Facebook e anunciam em blogs. Quem compra comigo ganha um ano de anúncio grátis no meu blog. Todos os clientes do blog com anúncio com mais de 1 ano tem mais que 80% de locação, sendo que uma das casas (que não vou dizer qual é) tem taxa 96% e espera de 14 meses para locação. Sim, pode ser um negócio muito lucrativo se for feito da maneira certa. 

              Há muitos outros casos, e cada cliente tem um necessidade diferente. Há os clientes, como já mencionei que estão se mudando para Orlando e região. Estes precisam, muitas vezes, residir em bairros que tenham boas escolas, pois não é permitido nos EUA, crianças estudarem em uma escola fora dos limites do bairro em que mora (no caso das escolas públicas). Estes clientes precisam viver em áreas residenciais. Se desejam que seus filhos estudem em escolas nota A, é preciso morar em um bairro nota A. Não há como conseguir um imóvel de 100 mil dólares em um bairro que tenha escolas nota A (pelo fato que grande parte do IPTU do imóvel vai para a escola). Para esses clientes, o processo é diferente. Procura-se primeiro as escolas, depois os bairros e depois as casas. Há novas comunidades em Windermere e Winter Garden com casas novas em áreas com escolas nota A começando em 220 mil até 800 mil dólares.

O processo todo desde a assinatura do contrato, construção do imóvel, decoração até a casa começar a alugar pode ser de 6 meses. Há construtoras que levantam uma casa de 8 quartos, terminada em 5 meses. Se a compra for à vista, com a casa já construída ou uma revenda, o processo todo pode ser de inacreditáveis 3 semanas. De qualquer maneira estou à disposição para não só procurar e achar o melhor imóvel para sua família, mas também ajudar no que for preciso até que a casa comece a alugar. Entre em contato pelo email renato@unorealtygroup.com

Skype: rs_alves
Instagram: renato_s_alves


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leave a Reply